7 Benefícios de se Aprender Brincando na Infância

Todos sabemos o quão afeto, respeito e amor aos filhos são importantes na primeira infância (aquela época entre 0 e 6 anos da criança).

Na correria do dia a dia muitos pais estão procurando um espaço na agenda, um final de semana ou alguns dias nas férias escolares para aproveitar mais o tempo com os filhos.

E se eu te disser que a recreação e o lazer ajudam muito nessa dinâmica jornada com as crianças?!

Nesse post, vamos falar um pouco sobre a arte de se aprender brincando, e explorar alguns exemplos e pequenas atividades diárias que podem mudar a rotina e a harmonia da casa.

Eternamente Conectados...

Vamos fazer uma breve reflexão:

Todos estamos totalmente conectados hoje em dia. Tablets, celulares em casa, computadores na escola, Wi-Fi 24 horas, TV, videogames, a lista é grande.

Menino lendo com fone de ouvido Cada vez mais conectados no virtual, e menos no real

Mas será que todo esse tempo na internet é ruim?

Não podemos mais viver sem tecnologia, isso é um fato. A questão é... como melhorar a relação das crianças com os aparelhos eletrônicos?

Atenção aos Conteúdos na Internet

Uma pesquisa feita pelo Correio Braziliense perguntou a alguns pais como é a relação dos filhos com os eletrônicos.

Apesar de todos os benefícios que a tecnologia pode proporcionar na educação das crianças, o engenheiro eletricista Gabriel Moraes, pai de Sofia, de 6 anos, não vê com bons olhos essa invasão tecnológica na hora de educar sua filha.

Quando a Sofia nasceu, decidimos que ela passaria o menor tempo possível em contato com smartphones, tablets e TVs durante a primeira infância, afirmou o pai.

Gabriel disse que a única coisa à qual Sofia tem acesso, hoje, é a TV.

Decidimos abrir mão de proibir o acesso à TV quando Sofia começou a reclamar em casa que na escola os colegas falavam coisas que ela não sabia, como qual era o desenho que passava na TV ou alguma propaganda; conta.

Além disso, há uma preocupação genuína com a possibilidade de a criança se tornar anti social e/ou sedentária em virtude do uso excessivo de dispositivos tecnológicos.

Isso sem falar da possível exposição a conteúdos sensíveis ou indevidos para a faixa etária da criança.

Como Lidar Com Isso?

Se você está tendo problemas sérios em relação à psique do seu filho(a), o mais recomendado é buscar um profissional capacitado.

Entretanto, se sua intenção é proporcionar uma vida mais leve, dinâmica e feliz ao seu filho, aqui vão algumas dicas que já comprovamos na prática funcionar.

O mais óbvio entra na lista: o poder de brincar ao ar livre, de ter e fazer novos amigos, estar em contato com a natureza — o que também irá melhorar a sua qualidade de vida enquanto mãe/pai/responsável da criança.

Crianças brincando ao redor de trampolim Brincar ao ar livre... É disso que se trata!

Ter opções para bem usar o seu tempo livre com as crianças é fundamental.

7 Benefícios de Aprender Brincando

Usando algumas ferramentas de aprendizagem e desenvolvimento como o ato de brincar pode trazer benefícios estupendos para seus filhos.

Crianças reunidas em círculo É brincando que nos formamos socialmente

Segue abaixo uma listinha compilada com muito ❤️ de 7 benefícios que "brincar" pode trazer à vida das crianças:

1. Melhora na Sociabilização

As brincadeiras exercitam e melhoram a capacidade emocional, intelectual, motora e social das crianças. 

2. Treino para o Futuro

O universo lúdico da brincadeira permite experimentar novos sentimentos reproduzindo situações vividas em seu cotidiano, além de atuar como uma espécie de treino para a vida adulta.

3. Ajuda na Escola

Ao brincar, a criança desenvolve o corpo e o intelecto, e põe em prática o conteúdo escolar de forma leve e natural.

4. Auxilia na Formação Cognitiva

Os brinquedos da infância funcionam como uma ferramenta que potencializa o desenvolvimento cognitivo infantil e conectam emoções em forma de memória a serem lembradas ou revividas na fase adulta.

5. Trabalha o Lúdico e a Afetividade

Os brinquedos, jogos e as brincadeiras físicas são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. Os brinquedos e jogos são excelentes recursos para facilitar e ajudar na aprendizagem de maneira natural.

6. Amplia Valores e Respeito

Segundo especialistas psicopedagogos, quando a criança brinca com jogos ela aprende a respeitar regras, ampliar o seu relacionamento social, respeitar a si mesma e ao próximo.

7. Forma Adultos Mais Empáticos

Por meio de brinquedos lúdicos, a criança se expressa com maior facilidade, ouve, aprende a discordar, exercer sua liderança e a ser liderada.




Viu como são ótimos os benefícios? E isso porque nem entramos no método de explicar cientificamente como evoluímos para ter essas interações, para se movimentar e criar laços com os outros e, assim, nos formar como bons adultos no futuro.